Sente-se. O texto que você lerá a seguir não tem graça nenhuma, é chato e cansativo. Falará de mim, autor do blog. Então se não quer perder parte do seu dia, abandone a leitura por aqui mesmo.
Meu nome é Willian Leite. Sou designer gráfico, quadrinista e ilustrador. Nasci em 1986 na discreta cidade de Porecatu, no Paraná. Atualmente moro em Apucarana, ainda no Paraná.
Sou formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Design, Cognição e Mídia. O design foi até aqui o meu maior ganha pão. Mas pouco a pouco o Will Tirando vem tomando conta da minha vida.
Faço tiras desde 2007. Comecei publicando nas redes sociais da vida. Meu público era minha família e meus amigos. No ínicio as tiras tinham um estilo bem conhecido no mundo das webcomics: o stickman ou boneco palitinho. Diante de muitas críticas e da necessidade de mudança, fui adaptando meu estilo até chegar no que é hoje.
Sou só mais um cartunista influenciado pelos gigantes dos quadrinhos nacionais. Meus personagens, como você pode notar não têm nariz, têm a aparência de velho e de cansado. Isso não é só influência. Isso é opção também. Meus desenhos não são bonitos, mas são felizes.
Na internet ganhei um bom espaço graças (principalmente) a sites de humor como Jacaré Banguela e Chongas. É estranho elogiar o próprio trabalho, mas atribuo a boa aceitação dos leitores ao fato desses se identificarem com o conteúdo das tiras – que quase sempre abordam temas bem populares, por ter um estilo próprio e por publicar com boa frequência.
O blog já ultrapassou a marca de 1000 tiras publicadas (sem contar as tiras palitos).
Outro aspecto que cativa certos leitores é a pureza que as tiras carregam. Nunca quase nunca publica-se tiras contendo apelo sexual ou uso de palavras de baixo calão.
Há quem diga que as tiras despertam o poder de reflexão. Não sei… não é a prioridade que tenho quando as faço.
Ao longo desses muitas coisas bacanas me aconteceram. Pontuarei as mais importantes:
1. Em 2011 fui convidado a participar da série MSP 50, em homenagem aos 50 anos de carreira do super Maurício de Sousa. Com certeza foi o ponto alto da minha carreira. Dali em diante os ventos sopraram a favor do Will Tirando.
2. Em 2011 publiquei a primeira tira da Anésia, a personagem mais emble-mática do blog.
3. Entre 2012 e o fim de 2014 fui editor de arte e ilustrador no jornal Tribuna do Norte do Paraná. Nesse período publiquei a série de tiras “Os Arapucas”, que satirizavam o campeonato Paranense.
4. Em 2014 uma charge de minha autoria foi publicada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais de 8 milhões de estudantes – tensos com a prova – viram meu trabalho.
5. Desde 2015 integro a equipe do Kibe Loco, ilustrando diariamente para o site, que é uma das mais tradicionais páginas de humor do Brasil.
6. Em maio foi publicado o primeiro livro com as tiras do blog. O livro foi totalmente financiado pela plataforma do Catarse, e teve uma das campanhas mais bem sucedidas do financiador.
7. Em setembro de 2015 fui premiado com o troféu HQ Mix, como melhor WebTiras do ano de 2014. Foi o primeiro prêmio que o site recebeu.